segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Segurança


Ao longo destes 2 meses de circulação diária, tem sido fundamental o estágio de aprendizagem quer no plano da prática quer seja no plano sociológico no que diz respeito ás opiniões interiorizadas de como parte dos outros interpreta este comportamento de nos deslocarmos numa bicicleta.
A segurança é sem duvida um dos factores que mais inibe ao exercicio, aqueles que comigo têm partilhado gratificantemente a sua visão da circulação urbana da bicicleta assim o reflectem.

Não há dúvida que tem sido um dos aspectos onde a industria automóvel têm evidenciado maior atenção, percebendo racionalmente que essa seja uma condição relevante hoje na aquisição de um veículo.
Na bicicleta não será diferente, no entanto a segurança activa apenas só é válida no sentido preventivo já que em caso de acidente os recursos à segurança passiva são quase inexistentes, por tal é muito importante que os nossos comportamentos de circulação não sejam negligentes quanto à nossa integridade física.

Neste curto período de férias e fora da cidade, tive a oportunidade de constatar que contrariamente a outros anos a utilização da bicicleta como meio de lazer e/ou desporto está a ter uma incrível adesão. Também eu tive o desejo de o fazer e fora do circuito mais urbano onde se torna tão aprazível.
Posso concluir com este testemunho que nos tornamos muito mais vulneráveis a circular numa estrada nacional do que em pleno centro de Lisboa em hora de ponta. A velocidade de circulação dos automóveis faz de toda a bicicleta o elo mais fraco. Para isso também contribuiu
experienciar a atitude de um indevido que ao efectuar uma ultrapassagem a outro automóvel numa considerável velocidade consegue ter imbecilidade de ficar a menos de um metro da minha bicicleta que circulava na via contrária.

O nível de exigência da condução na cidade para os automobilistas, é muito mais rigoroso pela simultaneidade de obstáculos móveis e fixos por isso também desperta em si uma maior precisão dos sentidos e redução na velocidade, sendo isso condições positivas para os ciclistas

Foto: Moita - Na Praia Fluvial do Rosário

1 comentário:

RH disse...

Excelente testemunho. Espero que pouco a pouco estejas mais confiante para andar na cidade. Existem algumas aprendizagens que podem ser feitas. Inclusivé, já há pessoas formadas em Portugal para dar formação em condução de bicicletas em meio urbano. Boas pedaladas pela cidade de Lisboa.

Hugo
http://mozambiquebikeculture.blogspot.com/